sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bombeiros - Justiça suspende processo criminal

 Medida vale para todos os denunciados pelo Ministério Público Militar. Bombeiros 
otimistas com possibilidade de anistia


A 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) suspendeu o processo criminal contra 429 bombeiros e dois policiais militares que invadiram o quartel central da corporação no dia 3 de junho, durante manifestação por melhores salários. A medida vale para todos os denunciados pelo Ministério Público Militar.

Na decisão, a desembargadora Rosita Maria de Oliveira Netto explica que suspendeu o processo por ora, enquanto o projeto de lei da anistia para os bombeiros tramita no Congresso Nacional, que está em recesso. A anistia, que extingue a responsabilidade penal dos denunciados, deve ainda ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

Se forem condenados, os militares podem pegar penas que, somadas, chegariam a mais de 80 anos de reclusão, pelos crimes de motim, dano em material ou aparelhamento de guerra, dano em aparelhos e instalações de aviação e navais e em estabelecimentos militares.

Um dos líderes do movimento, o cabo Laércio Soares, disse que os bombeiros estão otimistas e que, se a lei não sair, eles voltarão às ruas para pedir apoio à população. “Acreditamos que tudo que foi acordado lá atrás será cumprido e a anistia será sancionada, mas, se houver algum empecilho e a anistia não for dada, com certeza, iremos para a rua novamente.”

Segundo o cabo Soares, cerca de 10 mil militares do Rio estarão em Brasília no dia 9 de agosto, quando termina o recesso no Congresso Nacional, para pedir a apreciação da proposta de emenda à Constituição (PEC 300) que estabelece piso salarial nacional para policiais militares.

“No último dia 12, conseguimos em Brasília a assinatura do PMDB e do PSDB para que a PEC 300, que tramita na Câmara dos Deputados, entre na pauta. Nosso próximo passo é voltar a Brasília para reivindicar a assinatura do PT”, disse Soares.

Acidente com gerente da Previdência Social de Nova Friburgo motiva paralisação dos servidores


Não é de hoje que os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reclamam das condições de trabalho da unidade de Nova Friburgo. Um acidente envolvendo a gerente da Previdência Social no município motivou ainda mais os servidores a promover paralisação das atividades por tempo indeterminado. Os concursados dizem que não existem garantias para que a população seja atendida com segurança, além da acessibilidade na agência ser precária.
Em respeito à população, no dia 31 de janeiro os servidores concordaram em abrir a agência, embora as condições de trabalho fossem péssimas. Eles afirmam que aguardaram pacientemente as gestões das autoridades, em obediência à hierarquia e em solidariedade à chefia local, que se empenhava para proporcionar melhorias nas condições. Na última semana, cinco acidentes com segurados aconteceram nas escadas do prédio, localizado na Rua Galeano das Neves, Centro. Todas as fatalidades foram registradas e comunicadas, gerando, inclusive, abaixo-assinado dos servidores exigindo providências.
Na tarde de quarta-feira, 20, um acidente envolvendo a gerente Ivone Robert Motta foi o estopim para que a paralisação ocorresse. Após o fato, os servidores se reuniram e decidiram suspender por tempo indeterminado as atividades, até que as condições de trabalho sejam atendidas dentro das normas legais de trabalho exigidas pela legislação.

Servidor fala sobre as condições de trabalho
O servidor Alexandre Gomes de Andrade diz que as instalações do INSS de Nova Friburgo estão precárias. “A agência de Friburgo é de prédio próprio e até hoje as obras feitas aqui foram só maquiagem. A mobília é inadequada, o piso é escorregadio, a iluminação é péssima, não há ventilação e não existe um servidor que não tenha lesão por esforço repetitivo”, conta.
Ele comenta o acidente ocorrido com a gerente Ivone Robert Motta. “Por ironia do destino, aquela que era representante máxima da instituição se acidentou. Ela voou de um platô a outro direto, tropeçou e caiu. Não precisava esperar acontecer o que aconteceu para os superiores tomarem uma atitude”, lamentou Alexandre.
O servidor faz questão de destacar que a paralisação dos funcionários acabará por beneficiar a própria população. “Não é uma questão coorporativa. A população deve entender que nossa paralisação não é porque não queremos trabalhar, e sim, para trazer mais segurança para os segurados”, frisa, esclarecendo como ficará a instituição com a paralisação. “Quando começarmos a funcionar novamente, o benefício da pessoa será retroativo, com a data do acidente que ela sofreu, caso queira esperar. As pessoas também podem procurar agências vizinhas para receber os benefícios, é um direito. Estamos defendendo um direito de todos”, diz Alexandre.
Local em que a gerente Ivone Robert sofreu o acidente
Servidores reclamam do piso, iluminação, ventilação e mobiliário: tudo inadequado e precário


Fonte: A Voz da Serra

Nova Friburgo: Projeto Rural Legal realiza mais uma ação

O projeto “Rural Legal”, da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), coordenado pela Vice-Presidente de Serviços, Turismo e Cultura Dalva Brust, acaba de receber da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo kits de benefícios para o lar que serão distribuídos nesta sexta-feira, 22, às 13h, no Posto Novo Tempo, em Campo do Coelho. Os produtos serão doados para 71 famílias que foram atingidas pelas chuvas de janeiro e encontram-se em estado de extrema carência.
O Projeto Rural Legal que atende 15 vilas do 3º distrito, em um total de 643 famílias, encerra, com esta doação, o período de assistência básica, e continua sua vocação, ou seja, o oferecimento de cursos de capacitação e qualificação.
Vale destacar que o projeto tem como objetivo dinamizar a economia da região com propostas culturais e turísticas, e também trabalhar o equilíbrio psicossocial através das capacitações que atendem, prioritariamente, jovens e mulheres, entre outros, e os inserem na cadeia econômica do turismo.

UERJ inaugura exposição de fotos artísticas da natureza

Conjunto de 33 imagens produzidas entre 2006 e 2010 será apresentada ao público

Na exposição “Natureza, arte e ciência em foco”, a equipe da linha de pesquisa em Fotografia Científica Ambiental do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais – LARAMG, do Departamento de Biofísica e Biometria do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes/UERJ, apresenta, a partir do dia 27/7, na Galeria Gustavo Schnoor do Centro Cultural da UERJ, uma série de fotografias decorrentes da observação dos aspectos da natureza, proporcionando uma aproximação entre Ciência e Arte através da percepção visual.

A exposição apresenta ao público um conjunto de 33 imagens produzidas entre 2006 e 2010. São retratados, na sua maioria, detalhes cores e formas de animais e plantas típicos da Mata Atlântica. Desta maneira, o LARAMG ajuda no processo de reconhecimento e preservação da biodiversidade local.

A intenção da exposição é mostrar, através da fotografia, o “aspecto sensível” da natureza, e então revelar a diversidade de cores, formas e padrões, intrincados e exuberantes. Os componentes da equipe não se limitaram ao registro documental. Usando enquadramento e princípios de composição, o propósito dos expositores, transformados em fotógrafos, é evidenciar aquilo que pode passar despercebido a um olhar desavisado, tornando visível um universo que pode estar oculto numa folhagem, na concavidade de um vegetal ou nos olhos de um animal.

A equipe do LARAMG é composta por Antônio Carlos de Freitas, Heloísa Guillobel, Marcia Moura Franco, Alexandre Castagna Mourão e Lima, Juliana de Figueiredo Melo, Juliana de Sousa Nogueira, Lavínia de Carvalho Brito, Priscila Portela d' Oliveira, Roberta Liz Oliveira Hering, Robinson Mario Carvajal Galleguillos e Waisenhowerk Vieira de Melo.

“Natureza, arte e ciência em foco”Fotografias científicas ambientais do LARAMG/IBRAG/UERJ
Local: Galeria Gustavo Schnoor/Centro Cultural da UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Inauguração: 27 de julho de 2011, quarta-feira, às 19h
Visitação: de 28 de julho a 19 de agosto, das 9h às 20h
Informações: (21) 2334-0114
ENTRADA FRANCA
Classificação etária: livre

Escola de Artes Visuais do Parque Lage inaugura duas exposições neste sábado

A Escola de Artes Visuais (EVA) do Parque Lage - vinculada à Secretaria de Estado de Cultura - inaugura neste sábado (23/7), às 19 horas, duas novas exposições: Cotidianos e Mobilidade e Dialeto VIII.

A primeira é uma organização possui obras de 11 artistas. São vídeos, imagens fotográficas e digitais, e instalações que fazem mapeamentos na interseção entre arte, cotidiano e mobilidade, a partir de registros de percursos urbanos com dispositivos móveis e outros meios artísticos. Os artistas dão visibilidade às suas vivências e reflexões sobre a cidade, apresentando diferentes cartografias do cotidiano.

Já o projeto Dialeto foi concebido e iniciado pelas artistas visuais Lia do Rio e Monica Mansur nos últimos meses do ano de 1995. A ideia geral era um projeto que fosse se reinventando, sempre com a noção de que o artista envolvido voltasse seu olhar para o outro, ou para si mesmo.


COTIDIANOS:
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico. Grátis. 2ª a 5ª das 9h as 22h, 6ª, sáb. e dom., das 9h às 17h. Até 28 de agosto. A partir de 23 de julho.


DIALETO VIII:
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico. Grátis. 2ª a 5ª das 9h as 22h, 6ª, sáb. e dom., das 9h às 17h. Até 28 de agosto. A partir de 23 de julho.
 

Petrópolis - Bairro Duarte da Silveira recebe melhorias na infraestrutura



A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Obras, está realizando uma série de intervenções no bairro Duarte da Silveira. As servidões Vila Jacinto Kreischer Filho, Ozias Pacheco Furtado, Carolina Justen e João Joaquim Soares Pinto receberão pavimentação em asfalto e melhorias na iluminação pública.
Na Rua Miguel Odorico Fintelman será construída uma rede de captação de águas pluviais, com cerca de 10m de extensão, além de colocação de calhas e drenagem. “Essas intervenções estão sendo feitas sob a supervisão do governo municipal, que indicou ao estado os pontos da cidade que precisam de melhorias”, disse o secretário de Obras, Stênio Nery dos Santos.
A galeria de esgoto da Servidão Vila 4 será restaurada para melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Eu moro há 18 anos nessa servidão e nunca ninguém fez nada aqui. Os prefeitos anteriores não fizeram nada e o esgoto sai na rua e na frente da casa da gente, por isso, depois de pronta, vai ficar ótima a galeria”, disse o aposentado Ademir Costa.
A verba de R$ 374.956,20 é proveniente do governo estadual, pelo programa Somando Forças.
No início deste mês, o governo municipal também começou a asfaltar a Rua Luiz Winter. O serviço se estenderá até a saída da BR-040 em 1,3 quilômetros de extensão, onde serão utilizadas duas mil toneladas de asfalto com cinco centímetros de espessura. Nesta semana, a região receberá a segunda camada. A obra tem previsão de término para início de agosto, se não houver ocorrência de chuva.

Fonte: Ascom/PMP