quarta-feira, 15 de junho de 2011

Inaugurado PSF na comunidade do Amazonas, no bairro Quitandinha

Na última sexta-feira (10) foi inaugurado um Posto de Saúde da Família (PSF), no bairro Quitandinha, em Petrópolis.  Junto com o PSF, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também foi inaugurado no local e vai atender 100% das normas exigidas pelo governo federal. Este serviço tem como objetivo assistir as famílias carentes da comunidade do Amazonas.

O PSF, que já está funcionando,  vai beneficiar cerca de 6.500 pessoas da comunidade que já estão cadastradas no CRAS, serviço realizado durante dois meses antes da inauguração pelos agentes de saúde. O CRAS e o PSF vão atuar em conjunto e, por isso, trazem mais benefícios à comunidade.

O Posto de Saúde, considerado modelo pela Prefeitura de Petrópolis, vai fornecer à comunidade consultas clínicas, vacinas, curativos, acompanhamento a pacientes hipertensos ou com diabetes, orientação a pacientes com doenças crônicas entre outros serviços. Tudo será feito por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários. O objetivo da iniciativa não é só prevenir e promover a saúde, mas também trazer a assistência social para as famílias do local.
Fonte: TVC 16

quinta-feira, 9 de junho de 2011

NOTAS POSTADAS PELO AMIGO ANCELMO GÓIS

Viva o Tremendão!
Erasmo Carlos festejará seus 70 anos de idade e 50 de carreira dia 2 de julho, com um show no Teatro Municipal do Rio.  O amigo Roberto Carlos e a cantora Marisa Monte já confirmaram presença.

Nelson na Sapucaí
Nelson Rodrigues será enredo da Viradouro ano que vem.
O grande escritor completaria 100 anos em 2012.

A TV em livros
A coleguinha Patrícia Kogut vai escrever, pela editora LeYa Brasil, uma série de livros sobre a TV do século XXI.
O primeiro, sobre novelas, sai no primeiro semestre de 2012.

Cidade wi-fi
O Rio deve ser a primeira grande cidade brasileira totalmente coberta por wi-fi gratuito. É aquela rede de internet sem fio, hoje muito comum em restaurantes, hotéis, museus etc.
O plano do ministro Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, e de Sérgio Cabral é que a cidade esteja toda coberta até junho de 2012, para a conferência mundial Rio+20, que vai discutir as mudanças ambientais.

Rio Estado Digital...
Aliás, boa parte do Rio já dispõe do sinal gratuito, oferecido pelo governo estadual. O projeto Rio Estado Digital começou em 2009, com wi-fi de graça no Morro Dona Marta.
Desde então, outras favelas e praias, como Copacabana, Ipanema e Leblon, caíram na rede.

Beleza
De um grande senador da oposição, sobre a nomeação da bonita Gleisi Hoffmann para o lugar de Palocci:
— Sem querer, o governo acertou com a escolha...
Ele acha que uma cara nova, linda e articulada fará bem num governo comandado por, digamos, uma sisuda.

( notas do Blog doAlcelmo - obrigado pelo post amigão!!!)

Washington Olivetto: ‘A publicidade não vive bom momento criativo’

Publicitário, que tem mais de  mil prêmios, conta detalhes de sua trajetória em ‘O Que a Vida Me
Ensinou’ Livro traz dicas de como se tornar um profissional de sucesso
Washington Olivetto é mesmo uma exceção. Enquanto a maioria dos jovens enfrenta uma série de dúvidas referentes ao futuro profissional, o publicitário, desde cedo, sabia o que queria. E por conta dessa certeza, algumas décadas depois, se tornou um dos maiores nomes da propaganda brasileira, tendo acumulado mais de mil prêmios em seu portifólio. Com 59 anos, mais da metade deles dedicados à Publicidade, Olivetto conta momentos marcantes de sua trajetória no recém-lançado livro “O Que a Vida Me Ensinou” (Ed. Saraiva). Em entrevista ao Metro Rio, ele revela alguns dos segredos de seu sucesso na profissão.

  • Por que você quis lançar um livro sobre a sua trajetória?
O livro não tem pretensão biográfica. A coleção “O Que a Vida Me Ensinou” mistura momentos da vida com pequenas lições. Por isso, escrevi da forma mais despretensiosa possível: abordo episódios e aspectos da minha vida que, de alguma forma, colaboraram para meu sucesso profissional.

  • No seu caso, qual foi o principal segredo para o sucesso na carreira?
Minha trajetória foi marcada por agradáveis coincidências. Tive a sorte de descobrir cedo o que eu queria fazer da vida. E sempre fiz com paixão. Por isso, acabei sendo bem-sucedido desde muito jovem. Além disso, outro ponto que me ajudou bastante foi a formação de um senso crítico. Sempre tive a capacidade de avaliar meu trabalho. Isso foi essencial, por exemplo, para que eu escolhesse bem o momento de abrir minha própria agência.

  • Por que você escolheu a frase “Credibilidade não ganha, conquista-se” para estampar a capa do livro?
Porque essa foi uma das principais lições que eu aprendi em toda a minha carreira. Ninguém tem a obrigação de confiar em ninguém. Somente boas ideias não garantem confiança, ela deve ser construída como uma relação.

Por Metro Jornal, quarta, 8 de junho de 2011 às 20:32

Caminhão acaba de tombar na descida da Serra de Petrópolis

Uma carreta que transportava bananas tombou agora há pouco (tarde de 9/6/2011) no trecho final da descida da Serra de Petrópolis, interditando parcialmente o km 98 da BR-040, em Duque de Caxias. Parte da carga está espalhada na pista, permitindo apenas a passagem de carros pelo trecho. Equipes da Concer já fazem o atendimento à ocorrência. A recomendação para quem está descendo a serra é reduzir a velocidade ao se aproximar do trecho, que apresenta retenção. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos aparentes, mas está sendo atendido pelo socorro médico da Concessionária.

Fonte: Ascom Concer

Projeto contra bullying é aprovado na Câmara Municipal de Petrópolis

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou nessa quarta-feira, 8 de junho, a redação final do Projeto de Lei 365/10 de autoria dos vereadores João Tobias (PPS) e Tiago Damaceno (PV) que inclui medidas de conscientização, prevenção e combate ao “bullying” no projeto pedagógico das escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio do município. Com a aprovação, a lei segue para a sanção do Executivo Municipal.
O vereador e médico João Tobias declarou que “a motivação para propor esse projeto foram os vários casos de “bullying” que chegavam até a mim e também a minha esposa que é pediatra, e senti que a população estava angustiada, pois todo mundo já viu um caso desses, e esperava uma medida que ajudasse na prevenção dessa prática nos colégios”.
O projeto tem como principal objetivo prevenir e combater o “bullying” nas escolas do município, por meio de capacitação dos professores e das equipes pedagógicas que estarão aptos a discutir, prevenir, orientar e solucionar esses casos nas escolas. Para o vereador Thiago Damaceno, “o mais importante é haver essa discussão, sem radicalismos, mas mostrar às crianças e aos jovens como uma palavra pode ferir ou uma perseguição pode ser cruel”. Estão previstos no projeto palestras, debates, distribuições de cartilhas de orientação, entre outras ações.
Também é objetivo do projeto ajudar as vítimas na recuperação da auto-estima e ainda envolver a família no processo de construção da cultura de paz nas unidades escolares. Para Tobias, “a presença da família no projeto é fundamental, e ela tem que estar sempre presente e informada, pois a educação vem de casa. Só dessa maneira, o agressor irá se conscientizar do mal que faz e quem sofre o bullying poderá superar os traumas sofridos”.

Professores em greve se juntam aos Bombeiros no Rio

Professores da rede estadual, que permanecem em greve por tempo indeterminado, terão os dias descontados.
A decisão já foi havia sido adotada pela Secretaria Estadual de Educação em anos anteriores."Se houver corte de ponto, não haverá reposição das aulas", afirmou Tarcísio Carvalho, diretor do Sindicato estadual dos Profissionais de Educação (Sepe).
Professores se juntam aos bombeiros na Alerj nesta quinta-feira (9), com objetivo de pressionar os deputados estaduais para que intercedam ao governador Sérgio Cabral.

Niterói e Rocinha vão ganhar bibliotecas-parque



Livros espalhados por todos os cantos e integração no lugar de prateleiras enfileiradas e o tradicional silêncio. O conceito da biblioteca como um espaço físico onde são preservados diversos tipos de publicações está mudando. Com os avanços das tecnologias da informação e comunicação, as bibliotecas ganharam novas definições e funções: são centros culturais e de lazer, como as bibliotecas-parques de Manguinho s, na Zona Norte do Rio, e as que serão inauguradas no mês de julho em Niterói e até setembro na Rocinha, em São Conrado.
 No espaço high tech da comunidade de Manguinhos 40 computadores com acesso à internet, notebooks, livros eletrônicos, três milhões de músicas em arquivo digital e 780 filmes formam o acervo do local, que oferece ainda cursos profissionalizantes e oficinas gratuitas, além de conteúdo exclusivo para portadores de deficiências visuais. Os novos centros culturais também receberão acervos interativos e equipamentos de última geração.
 - Na Biblioteca-parque do centro de Niterói, as obras serão entregues nos próximos dias. Precisaríamos de mais um mês e meio para treinar os funcionários e organizar o acervo. Na Biblioteca da Rocinha, estamos na fase de acabamento, de compra de equipamentos e de acervo. Acredito que, assim que inaugurarmos a de Niterói, vamos começar o treinamento dos profissionais da Rocinha - afirmou a secretária de cultura, Adriana Rattes.

 Biblioteca-parque de Manguinhos une literatura e tecnologia
 Há um ano, o espaço de Manguinhos, de 2,3 mil m², inspirado nas bibliotecas-parque de Medelin e Bogotá, na Colômbia, aproxima os leitores do mundo digital. Baseado na ideia de que as bibliotecas não precisam ser silenciosas, o centro multicultural realiza atividades literárias e culturais para atender aos 500 visitantes que passam pelo local diariamente e que podem consultar ou pegar emprestado os mais de 25 mil títulos disponíveis.
 - A biblioteca-parque tem um conceito mais amplo do que a tradicional, vai além de ter um acervo literário e de oferecer empréstimos de livros. O usuário pode folhear os livros, espalhadas por todo o espaço, à vontade. A unidade foca na formação de leitores, porque propõe cursos e oficinas. Nós investimos em conteúdo pessoal e no crescimento de cada frequentador. Por exemplo, em breve, um Cine Teatro entra para a lista de “acervos” do espaço - anunciou a coordenadora cultural do espaço de Manguinhos, Ivete Miloski.

 A Biblioteca de Manguinhos é a extensão da minha casa”
 As principais atrações da moderna biblioteca são seus três e-books (livros digitais), que podem armazenar até 500 obras. São mais de mil títulos nacionais e internacionais disponíveis para leitura. Toda a tecnologia disponível chama a atenção de jovens como Marina Batista, de 15 anos, e Letícia Farias, de 14. Elas passam até seis horas por dia no espaço, onde assistem a filmes, consultam livros e navegam pela web para fazer seus deveres escolares.
 - Eu venho à biblioteca há um ano e esse passou a ser o meu refúgio. Gosto de estar em um espaço cheio de tecnologia, calmo e, ao mesmo tempo,animado. A Biblioteca de Manguinhos é a extensão da minha casa - disse Marina, apaixonada pelas obras da escritora infanto-juvenil Thalita Rebouças, que doou recentemente um exemplar de cada um de seus 12 livros, durante uma visita ao espaço.

 Biblioteca de Manguinhos vira programa em família
 Assim que a biblioteca-parque foi inaugurada, a dona de casa Rosana Nascimento dos Santos criou em seu filho Guilherme, de apenas 4 anos, o hábito da leitura. O espaço virou programa em família. Pelo menos duas vezes por semana, Rosana aproveita as tardes livres para passear pela biblioteca. Enquanto ela acessa a internet e lê um bom romance, o pequeno Guilherme folheia livros infantis e histórias em quadrinhos na brinquedoteca do espaço.
- Eu também levo muitos livros para casa e leio para meu filho dormir. Quero que ele tenha contato com a literatura. Aproveito também para pegar DVD gratuitamente. É ótimo ter um espaço como esse para reforçar a cultura da minha família. O Guilherme gosta muito de ficar na biblioteca, ele adora o espaço colorido - contou Rosana, que mora ao lado do centro cultural.

 Serviço:
 A Biblioteca Parque de Manguinhos fica na Avenida Dom Helder Câmara, 1.184, em Benfica. O espaço é aberto para visitas de terça à quinta-feira, das 10h às 20h, sexta-feira, das 10h às 21h, e sábado e domingo, das 11h às 21h. Mais informações sobre as atividades da biblioteca podem ser obtidas através do telefone (21) 2234-8914.

Fonte: Governo do Estado

Cidade Nova: nasce um novo polo de serviços



Cedae, Centro de Controle da Secretaria de Segurança e Riofarmes
ganham instalações na mesma região
Na Praça Onze, na Cidade Nova, dois importantes empreendimentos chamam atenção: o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e a futura sede da Nova Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos). As obras, ao lado da recém-inaugurada Riofarmes (programa de Dispensação de Medicamentos Especializados) da Secretaria de Saúde, também contribuem para a revitalização da área.

- Proporcionar qualidade de vida para a população é o objetivo maior de um órgão gerenciador e fiscalizador de obras, como a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop). A empresa sente-se recompensada de atuar em duas obras de grande porte na Cidade Nova: o CICC e a Riofarmes, participando da estratégia global de governo de revitalizar uma parte importante do centro do Rio de Janeiro - afirmou o presidente da Emop, Ícaro Moreno, que lembrou ainda da facilidade de acesso à região, que dispõe de meios de transportes, entre eles estações de trem e metrô.

Até dezembro, um novo Centro Integrado de Comando e Controle abrigará as novidades tecnológicas da Secretaria de Segurança, com o monitoramento das câmeras de segurança e circuito fechado de TV. Orçada em R$ 36.135.929,92, a obra começou em setembro do ano passado e está dentro do cronograma da Emop. As estruturas metálicas e fundações do espaço de 9.728,20 m2 e três pavimentos estão sendo feitas. No fim de junho, serão iniciadas a parte de alvenaria e a construção da laje.
A meta é ampliar e integrar as polícias civil e militar, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil municipal, o SAMU, a Guarda Municipal, a CET-Rio (Companhia de Engenharia e Tráfico) e a Polícia Rodoviária Federal. De acordo com o subsecretário de Modernização Tecnológica da Secretaria de Segurança, Edval Novaes, o espaço também contará com um Centro de Crise e um Centro de Acompanhamento de Eventos.

- Saberemos o que acontece em todo o estado, e a resposta dos governos será muito mais rápida para as demandas da população. Haverá mais agilidade e otimização no trabalho, já que o CICC contará com representantes de oito órgãos das três esferas de governo, além de teleatendimentos como o da Polícia Militar (190) e o do Corpo de Bombeiros (193) - explicou Edval Novaes.

Sede da Cedae será exemplo de sustentabilidade na região

Nos próximos 30 dias, o Estado inaugura a sede da Nova Cedae. Construído em uma área que ficou abandonada por sete décadas, o moderno prédio concentrará todas as atividades administrativas da empresa e facilitará o contato com o público, além de ajudar na recuperação da região como polo de serviços públicos e se tornar exemplo de sustentabilidade na Cidade Nova. Lâmpadas econômicas e o reaproveitamento de água estão na lista ecologicamente correta da Cedae.

- Além de cumprir todas as leis ambientais, o prédio adota a tecnologia de reuso de água, permitindo seu reaproveitamento nos sanitários ou no cultivo de jardins. Isto permitirá que a Cedae armazene a água de reuso em quantidade suficiente para utilizá-la durante uma semana para estes fins, sem a necessidade de recorrer à água limpa. A Praça XI ganhará um imóvel sustentável - ressaltou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Centro de Farmácia e Dispensação de Remédios Especiais

Inaugurada em setembro do ano passado, a unidade da Riofarmes na Praça Onze está diminuindo as filas de pacientes que precisam de medicamentos especiais. A central do programa de Dispensação de Medicamentos Especializados da Secretaria de Saúde e Defesa Civil reúne no mesmo espaço cadastramento, análise técnica e distribuição de remédios. O procedimento que antes levava até 60 dias, agora não ultrapassa o prazo de uma semana.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Delegação do Comitê Olímpico Internacional visita obras do Maracanã

Secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins, acompanhada do presidente do comitê organizador da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, recebe membros do COI para visita ao Maracanã

A secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins, recebeu, nesta quarta-feira (8/6), a comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI) para uma vistoria nas obras do Maracanã. Os responsáveis pela coordenação dos Jogos Olímpicos de 2016 fazem esta segunda visita em 2011 ao Rio, com duração de três dias, para inspecionar o avanço das obras de infraestrutura e os preparativos para o evento.

Pela manhã, os representantes do COI visitaram obras da Prefeitura na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá. No início da tarde, chegaram ao Maracanã, onde, além de verificar o andamento das obras, puderam ver a maquete do moderno estádio que está sendo construído e assistiram a um vídeo sobre o empreendimento e o que está sendo feito ao seu redor para receber o mundo durante os Jogos Olímpicos. Além disso, a equipe do COI visitou o museu do Maracanã e prestigiou a famosa calçada da fama do estádio.

Na terça-feira, durante seu discurso de abertura da visita, a presidente da Comissão de Coordenação para os Jogos Olímpicos, Nawal El Moutwakel, destacou que o Comitê Rio 2016 e os governos estadual e municipal vêm fazendo progressos no andamento das obras.

- Há um ano, ao final de nossa primeira visita, eu disse que o relógio já estava contando e que não tínhamos tempo a perder. Estou feliz em dizer que o Comitê Rio 2016 e seus parceiros levaram as palavras a sério e fizeram um progresso impressionante desde então. O governo fez dos aeroportos uma prioridade e parece estar se movendo na direção certa. A renovação de algumas das instalações de competição já começou e um acordo já foi formalizado para a construção da Vila Olímpica - comemorou.

Nawal El Moutwakel disse ainda ter ficado impressionada com a organização, limpeza e segurança da festa de réveillon na praia de Copacabana, onde foi apresentada a logomarca Rio 2016.

- Cerca de dois milhões de pessoas estiveram em Copacabana e participaram ativamente da apresentação da logomarca Rio 2016 para o mundo inteiro. Quero cumprimentar pela logística da operação no controle da multidão, na segurança e na limpeza. Em poucas horas, Copacabana estava de volta ao seu estado original, antes mesmo que muitas pessoas tivessem acordado – disse a presidente da comitiva do COI.

A Comissão de Coordenação do COI para os Olímpicos do Rio de Janeiro foi constituída em janeiro de 2010 e conta com representantes dos cinco continentes com experiência em comitivas de avaliação ou de coordenação de Jogos Olímpicos. No grupo, há a participação de representantes de atletas, dos comitês olímpicos nacionais e das federações internacionais.

Tradição e modernidade no novo Maracanã

Apesar de estar sendo completamente reformado, o novo Maracanã quase não terá mudanças em sua aparência externa. A fachada será preservada, mas, por dentro, um outro estádio está sendo construído. Uma das novidades será o avançado centro de controle, a ser instalado no quinto andar.

O chamado BMS (Building Management System), que faz parte das recomendações da Fifa, vai ocupar três salas onde devem trabalhar cerca de 40 pessoas por evento. Uma das salas é destinada ao monitoramento de imagens geradas por 360 câmeras espalhadas por todo o estádio. O objetivo é garantir a segurança dos torcedores, acompanhando cada movimentação de pessoas no Maracanã.

Outra novidade é o sistema de sonorização, com 3.940 alto-falantes em todo o estádio, até no campo, com recursos de controle por área.

Fonte: Governo do Estado
 

Museu Imperial realiza ação educativa na Semana do Meio Ambiente


Crianças de quatro a seis anos participaram de atividade na biblioteca infantil Rocambole

Nesta quarta-feira, 08 de junho, o Museu Imperial promoveu uma contação de história na biblioteca infantil Rocambole, desenvolvida pela professora Alaíde Guedes. Ao longo da tarde, crianças de quatro a cinco anos participaram da atividade, que foi seguida de uma oficina criativa de colagem e desenho.

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a obra escolhida para leitura foi “Vamos abraçar o mundinho”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. O livro parte do questionamento: O que fazer para vivermos bem no mundo e preservar a vida? Com sua arte cheia de cores e texto delicado, a autora apresenta soluções ao alcance de todos, como economia de água, reciclagem e cuidado com os animais e as matas. O objetivo é mostrar que, com cada um ajudando um pouco, é possível “abraçar e proteger o mundinho”.

A Biblioteca Rocambole é formada por um acervo de cerca de 350 obras, incluindo livros, revistas, gibis, DVDs, jogos, dicionários e atlas, que estão abertas à consulta de quaisquer interessados. Também é possível se cadastrar gratuitamente para realizar empréstimos de livros e revistas.

O espaço funciona de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h, para consultas e empréstimos, e de 14h às 17h, para atividades com grupos escolares. Escolas e outras instituições de ensino interessadas em participar podem realizar o agendamento junto ao setor de Educação do Museu Imperial, através do telefone (24) 2245-7735. Todos os eventos são gratuitos.

Em junho, a biblioteca possui ainda quatro atividades programadas. Nos dias 9 e 22, às 13h30, haverá exibição do vídeo “Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo”, voltada para crianças de 6 a 9 anos. Já nos dias 10 e 30, acontece a “Hora do conto”, com a obra “O menino que morava no livro”, tendo como público-alvo crianças de 5 a 7 anos.

A biblioteca possui ainda um blog no qual crianças, pais e professores podem interagir com o personagem Rocambole, consultar a programação e receber informações sobre História, Literatura e outros temas. O endereço é http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇOS

Biblioteca Rocambole
Endereço: Museu Imperial – Rua da Imperatriz, 220, Centro - Petrópolis
Informações: (24) 2245-4162 / 2245-4182
Agendamento de grupos escolares: (24) 2245-7735

Exibição do vídeo “Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo”
Datas: 9 e 22 de junho de 2011 – 13h30
Público-alvo: alunos de 6 a 9 anos / grupos de até 20 pessoas
Informações e agendamento gratuito: (24) 2245-7735

Hora do conto – obra “O Menino que Morava no Livro”
Datas: 10 e 30 de junho de 2011 – 13h30
Público-alvo: alunos de 5 a 7 anos / grupos de até 20 pessoas
Informações e agendamento gratuito: (24) 2245-7735

Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220, Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

SEC anuncia indicados ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

A cerimônia de premiação será no dia 29 de junho, no Theatro Municipal


A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) anunciou a lista de indicados ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, edição 2011. Ao todo, são 54 indicações, distribuídas em 18 categorias .  Este ano, três novas categorias foram adicionadas: Design, Festas Folclóricas eArquitetura. Algumas receberam modificações: no lugar de Comunicação, agora existe a categoria Novas Mídias , e Música Erudita passou para Música Clássica. A categoria Registro cresceu e virou Registro e Memória. Os vencedores em cada categoria serão conhecidos em cerimônia marcada para o dia 29 de junho, no Theatro Municipal.
Em sua segunda edição, o Prêmio tem como inspiração as palavras do poema de Fernando Pessoa: “Navegar é Preciso”: navegar na variada cultura fluminense, assim como na riqueza do que se encontra na grande rede da Internet.
E a cerimônia de premiação – que será apresentada por Lúcio Mauro Filho – incluirá homenagens a Nelson Cavaquinho, Assis Valente, o Cacique de Ramos, Adelaide Chiozzo e Ferreira Gullar.
Sobre o Prêmio
Em 2010, a SEC e o Conselho Estadual de Cultura (CEC) decidiram unificar três prêmios - Golfinho de Ouro, Estácio de Sá e Governo do Rio de Janeiro - e criar o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Quinze categorias, de cultura a moda e gastronomia, foram contempladas naquela primeira edição.
Cerca de cinco mil indicações foram feitas para o Prêmio deste ano, através do portal Cultura.rj (www.cultura.rj.gov.br), e, a partir delas, uma comissão formada por representantes da SEC e do CEC selecionou três opções para cada modalidade. Numa etapa seguinte, escolherá os vencedores em cada categoria, que serão anunciados somente no dia da premiação.
São esses os indicados em cada uma das 18 categorias:                                                                                          
1 – Festas Folclóricas:
Pastoril da Rua da Matriz (Rio de Janeiro) – Manifestação cultural da comunidade do Morro Dona Marta, em Botafogo.

Encontro de Folias de Duas Barras (Duas Barras) - Reúne cerca de 60 folias de Duas Barras e 40 Folias de Monnerat.

Festa do Divino de Paraty (Paraty) - Atribuída à Rainha Isabel, a Festa do Divino chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores e vem acontecendo em Paraty desde o século XVIII.

2 – Design:
Karl Heinz Bergmiller (Rio de Janeiro) –É um dos mestres do racionalismo no design industrial brasileiro.

José Carlos Lippi (Teresópolis) - Discípulo de Antoine Ruhle, tem um atelier/marcenaria em Teresópolis. a restauração dos principais camarotes do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Retina 78 (Rio de Janeiro) - Escritório de design gráfico. Seus principais projetos incluem capa de livros, CDs e DVDs, e videoclipes.

3 – Música Popular:
Escola Portátil de Música (Rio de Janeiro) - Criada por músicos de choro, em 2000, a partir da necessidade de passar adiante seus conhecimentos sobre o gênero.
Orquestra Voadora- Nascida da união de músicos que se conheceram tocando nos mais diversos blocos de marchinhas do carnaval de rua do Rio.
Paulinho Moska – Cantor e compositor carioca, fundador dos grupos Garganta Profunda e Inimigos do Rei.

4 – Música Clássica:
David Chew (Rio de Janeiro) – Coordena o International Cello Encounter, festival de violoncelo que acontece, anualmente, nas principais salas da cena musical carioca.
PIM – Programa Integração Pela Música (Vassouras) - Fundamentado na música, com o apoio institucional da UNESCO e selecionado pelo MinC como um dos Pontos de Cultura nacionais.

Maestro Jony Willian Villela Viana (Campos dos Goytacazes) - Fundado em 1990, por iniciativa do Maestro Jony William Villela Vianna, o Centro Cultura Musical de Campos é um ponto de referência no aprendizado da arte musica.

5 – Empreendedorismo:
A História Que Eu Conto – Ponto de cultura em Vila Aliança (Rio de Janeiro) - O Centro Cultural A História Que Eu Conto (CCHC) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada a partir do “Encontro de Sonhos” de três moradores da Comunidade de Vila Aliança.

Casa de Artes de Paquetá (Rio de Janeiro) – É uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos. Uma instituição sólida, atua desde 1999. Seu objetivo principal é a preservação e a revitalização da Ilha de Paquetá e de seu acervo cultural e natural.

Queremos - (Rio de Janeiro) - O projeto “Queremos” é fundamentado na proposta de se custear todo o valor de um show pelo público interessado, no Rio de Janeiro, em dia, hora e local previamente combinados.

6 – Patrimônio Material:
Casa de Stefan Zweig - (Petrópolis) – A ideia de se transformar a última morada de Stefan Zweig em um museu é antiga. Mas só em 2005 um grupo de amigos e admiradores do autor austríaco se reuniu para fundar uma associação.
Márcio Roiter - Instituto Art Déco – O Instituto foi criado em 2005, com o objetivo de preservar, estudar e celebrar o estilo Art Déco no Brasil, em geral, e no Rio de Janeiro, em particular.

Museu de Astronomia e Ciências Afins – Laboratório com exposições de módulos interativos de Astronomia e Física. É lá onde fica o Observatório Nacional.

7 – Patrimônio Imaterial:
Ciranda de Tarituba (Paraty) - A ciranda da pequena comunidade de Tarituba é um baile composto de várias danças, inclusive uma ciranda em fila.
Mineiro Pau (Santo Antônio de Pádua) – Através de apresentações locais e regionais, mostra danças de pares soltos envolvendo homens, adultos e crianças.

Dona Maria Ana (Mesquita) - A Folia Sete Estrelas é um dos maiores e mais emocionantes encontros de Cultura Popular do estado do Rio de Janeiro, em atividade há 144 anos.

8 – Teatro:
Grupo Contadores de Estórias (Paraty) – O grupo foi fundado  por Marcos e Rachel Ribas em 1971. Desde 1981 está radicado em Paraty e já encantou platéias em mais de 15 países.

Cia. Nossa Senhora do Teatro (São João de Meriti) - Fundada em 2003, a companhia é fruto da Oficina de Leitura Dramatizada realizada pela atriz Fernanda Montenegro em 2002, no SESC de São João de Meriti.

Pedro Brício – Autor, ator e diretor teatral, em 2010 escreveu “A comédia russa” e “Me Salve, o musical” – expoente da nova dramaturgia.
9 – Circo:
As Marias da Graça (Rio de Janeiro) - As Marias da Graça ganharam seus narizes vermelhos em julho de 1991 e resolveram formar um grupo de mulheres palhaças, algo totalmente novo no país.

Circo-lo de Criação – Associação Bem-Querer (Armação de Búzios) - A escola de circo de Búzios funciona há quatro anos. As aulas são gratuitas, realizadas através de profissionais da área.
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro) - A Intrépida Trupe é o grupo carioca que, desde 1986, mescla seus espetáculos de circo, teatro e dança a uma estética ousada, incorporando luz, música e efeitos especiais.

10 – Dança:
Cia Membros (Macaé) - A dança política que nasce em Macaé. Um grupo de jovens oriundos de escolas do município de Macaé decidiu acreditar no seu potencial para fazer do corpo sua principal via de comunicação.

Dalal Achcar (Rio de Janeiro) - Criadora da Associação de Ballet do Rio de Janeiro, Dalal Achcar revolucionou a história do ballet no Brasil, melhorando a qualidade do ensino da dança, e esteve à frente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

João Saldanha (Rio de Janeiro)- Fundador da companhia Atelier de Coreografia, em atividade há 25 anos. Como maître, desenvolve sua linguagem corporal nas companhias de Deborah Colker, Lia Rodrigues e Carlota Portella.

11 – Registro e Memória:
Januário Garcia (Rio de Janeiro) – Nos últimos 30 anos, Januário Garcia tem documentado a vida dos brasileiros afro-descendentes, focalizando diversos aspectos de suas vidas: o social, o político, o cultural e o econômico.

Lithos (Rio de Janeiro) - Com 1700 pedras litográficas, contendo registros históricos desde o inicio do século passado, a oficina da Lithos tem hoje um dos mais importantes acervos gráficos do país.

Rádio Batuta - IMS (Rio de Janeiro) - inaugurada no final de agosto e criada pelo IMS (Instituto Moreira Salles), tem como objetivo lançar luz sobre seu acervo de mais de 100 mil fonogramas.

12 – Audiovisual:
Festival de Cinema MacacuCine (Cachoeiras de Macacu) – O Festival de Cinema une a paixão pela sétima arte à educação, promovendo sessões nas praças de Cachoeiras de Macacu, região serrana do Rio de Janeiro.
5 visões - Formação Técnica em Audiovisual (Rio de Janeiro) – O projeto promove a formação técnica na área de audiovisual para jovens de baixa renda, por meio de cursos gratuitos de nível técnico, voltados para as inovações do mercado de audiovisual.

Recine (Rio de Janeiro) - Festival temático que acontece na cidade do Rio de Janeiro desde 2002, o RECINE – Festival Internacional de Cinema de Arquivo – é uma parceria entre o Arquivo Nacional e a empresa Rio de Cinema Produções Culturais.

13 – Literatura:
 
Ler é 10 - Complexo do Alemão (Rio de Janeiro) - vencedor do prêmio Faz Diferença - O Globo 2008. O estudante Otávio Junior, pesquisou sozinho sobre atividades lúdicas para a promoção da leitura, captou livros infanto-juvenis e hoje atua em mais de 14 comunidades dos complexos de favelas da Penha e do Alemão.

João Paulo Cuenca (Rio de Janeiro) – Ele começou sua trajetória no Folhetim Bizarro (1999-2001), um blog de diálogos na internet. Hoje é um dos mais destacados escritores de sua geração.


Sérgio Rodrigues (Rio de Janeiro) –É editor executivo do site NoMínimo, onde assina a coluna diária A Palavra É..., sobre o “português brasileiro”, e o blog Todoprosa.
14 – Novas Mídias:
Overmundo (Rio de Janeiro) – O Overmundo é um site colaborativo voltado para a cultura brasileira e a cultura produzida por brasileiros em todo o mundo, em especial a produção cultural que não tem a devida expressão nos meios de comunicação tradicionais.

Jecripe (Niterói) - É o primeiro jogo para crianças com Síndrome de Down, com propostas inéditas para a indústria do entretenimento e para o tratamento de pessoas com necessidades especiais.

Festival Estética Central (Rio de Janeiro) – É um festival de vídeos de celular inovador que transgride os padrões da interação com o público-produtor. Idealização de ex-alunos do projeto OiKabum!.

15 – Artes Visuais:
Projeto Portinari (Rio de Janeiro) - O acervo do Projeto Portinari é resultado do levantamento e catalogação de quase 5.000 obras e aproximadamente 30.000 documentos relacionados a estas obras.
Waltercio Caldas (Rio de Janeiro) - Escultor, desenhista, artista gráfico, cenógrafo. Desde os anos 70 ele constrói objetos e esculturas, que se desdobram em instalações e tornaram-se marca de sua atuação.

Coletivo Opavivará (Rio de Janeiro) – Coletivo carioca de artistas visuais. 

Desde sua criação, em 2005, o grupo vem participando ativamente no panorama das artes contemporâneas do Brasil.
16- Gastronomia:
  Guia de Gastronomia de Rua, Sergio Bloch ( Rio de Janeiro) – http://gastronomiaderua.blogspot.com/ - O livro é o primeiro fruto de um trabalho que pretende  mapear e divulgar a “gastronomia de rua” por todo o Brasil.

Dona Laura Góes, Pousada de Alcobaça (Correas, Petrópolis) - Proprietária e chef da Cozinha da Pousada de Alcobaça. Aos 80 anos, continua na ativa.

Felipe Bronze – Chef à frente do restaurante Oro. Iniciou sua carreira cedo, aos 16 anos, estagiando em alguns restaurantes premiados do Rio de Janeiro.

17 - Moda:
OESTUDIO (Rio de Janeiro) - O coletivo OEstudio foi criado em 2001 e desde então vem construindo soluções para empresas, utilizando elementos como tecnologia, arte, design e moda.
A La Estampa – Estamparia criada em 2002. Sua missão é inspirar quem cria moda, trazendo para o mercado brasileiro o que existe de melhor em tecidos planos e malhas.
Instituto E – Foi criado por Oskar Metsavaht, da marca de roupas Osklen, como um canal para chamar a atenção para as questões ambientais.


18- Arquitetura:

Jorge Hue (Rio de Janeiro) - Ex-aluno de Lúcio Costa e consultor da prefeitura do Rio de Janeiro na área de restauração e preservação de bens culturais.

Escritório Bernardes + Jacobsen – O escritório está desenvolvendo atualmente mais de 60 projetos, entre sedes de empresas, escritórios e restaurantes.

Ivan Resende – Além de realizar projetos arquitetônicos, atua na área de design de produtos. Seu escritório recebeu várias premiações, como a do Museu da Casa Brasileira e do IAB.


Audiência sobre orçamento para Educação em Nova Friburgo bate recorde de público

Próxima audiência será realizada nesta quarta, 8, e contemplará bairros e os distritos de Conselheiro Paulino e Riograndina


         Atento às expectativas de um público cada vez maior e mais interessado em participar dos debates sobre a construção do orçamento para a Educação em 2012, o secretário de Educação de Nova Friburgo,  Marcelo Verly, iniciou a quinta audiência, realizada na última quarta-feira, dia 1º, apresentando ao público duas cartilhas com o tema: “Olho vivo no dinheiro público, controle social. Orientações aos cidadãos para participação na gestão pública e exercício do controle social”, publicadas pela Controladoria Geral da União, ambas contendo questões que vêm sendo debatidas há cinco semanas com ampla interação da população e a equipe da SME.
      O secretário fez um retrospceto sobre a realidade do setor em Nova Friburgo, esclarecendo tratar-se de uma rede composta de 99 escolas, 34 creches e uma escola técnica que atende, através de mais de 2.700 profissionais, a cerca de 20 mil crianças e adolescentes. E complementou:
      — Tudo isto vem sendo estruturado ao longo do tempo, com prefeitos e secretários de educação que contribuíram para isso. Não podemos dizer que nada foi feito, mas do ponto de vista do cerne da educação, que é a valorização do profissional, sem dúvida, o município tem deixado muito a desejar. Portanto, de forma objetiva, como vêm sendo tratadas todas as questões nas audiências públicas, propusemos em parceria com a comissão de educação e a presidência do Legislativo a realização de uma audiência pública no dia 22 de junho para discutirmos, de forma transparente e aberta, a política salarial para a educação municipal e sua efetiva incorporação à proposta orçamentária 2012.
       Na audiência desta quarta-feira, 8, serão ouvidas as direções das unidades e as respectivas comunidades de Conselheiro Paulino, Riograndina, Floresta, Prado, Jardim Califórnia, Parque das Flores, São Jorge, Alto do Catete, Parque Maria Tereza, Sítio dos Affonsos e Janela das Andorinhas.
      A penúltima audiência será realizada no dia 15 de junho. Nessa ocasião, serão apresentadas todas as reivindicações feitas ao longo das audiências anteriores e o volume de recursos que será disponibilizado na proposta orçamentária 2012 para seu atendimento, de forma a permitir a hierarquização das demandas e sua compatibilização com os valores disponíveis.


A voz ativa das comunidades
Representantes de 31 unidades de ensino e líderes comunitários de bairros como o Centro, Cordoeira, Vale dos Pinheiros, Lagoinha, Braunes, Perissê, Olaria, Alto de Olaria, Cônego, Cascatinha, Vilage e Granja Spinelli pediram a palavra e, mais uma vez, as principais demandas foram por reforma e ampliação de unidades, contratação de novos profissionais, materiais didáticos e equipamentos.
A aluna Neucyana Muzi de Oliveira, da Escola de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem Nossa Srª. de Fátima, falou em nome dos colegas sobre a importância da instituição, que existe há 46 anos e forma dezenas de alunos por ano.
— Entre as nossas necessidades mais urgentes temos a falta de professores, que deveriam ser 13 e atualmente só temos sete. Não é um número suficiente para suprir as nossas carências de estágio e de aulas teóricas — afirmou ela, acrescentando que a biblioteca tem livros obsoletos e que a unidade precisa de material hospitalar para treinamento de técnicas em laboratório, entre outras demandas.
Thiago Neves, pai de aluno da Creche Elza Barbosa Melhorança, em Olaria, apresentou as reivindicações que resultaram de uma reunião feita dois dias antes, com a diretora, professores e pais de alunos. Entre elas, a aquisição do imóvel, considerado por eles como sendo excelente para abrigar o pré-escolar, futuramente.
— Desta forma seria possível garantir a continuidade da educação infantil e quem sabe, ir além — argumentou, pedindo a adequação do espaço externo, onde o pátio fica num terreno acidentado, entre outras.
Foram relatados problemas de transporte com a consequente transferência das crianças da Creche Emílio Melhorance (interditada pela Defesa Civil), para o Ciep Licínio Teixeira:
— O trânsito é caótico, os ônibus não param, não tem um parquinho adequado, o banheiro é o mesmo dos adultos. Eu gostaria que meu neto voltasse para uma creche, que é o lugar certo para crianças pequenas — pediu a avó.
Geraldo Fernandes de Moura, presidente da Associação de Moradores dos loteamentos Nosso Sonho e Novo Lar, enumerou os problemas pelos quais vem passando a Escola Helena Coutinho. Inundada em 2007, passou por reforma entre 2009 e 2010, e com a tragédia de janeiro de 2011, foi interditada pela Defesa Civil. Desde então, os alunos estão no Ciep de Olaria. Ele fez críticas ao tipo de reforma realizada ano passado, “apenas uma maquiagem”, e pediu mais empenho no atendimento das demandas da escola, que há anos solicita uma quadra esportiva e não é atendida. Em recente avaliação, a Defesa Civil liberou a unidade para ser reformada, com possível retorno dos alunos no segundo semestre.
Solano França, morador do bairro Cascatinha, membro do Conselho da Escola Amâncio Mário Azevedo e pai de aluno, questionou a falta de pagamento à Emop, responsável pelas obras nas unidades de ensino e transmitiu sua preocupação com a interrupção da reconstrução. Neste ponto, Verly esclareceu que a secretaria não tem responsabilidade sobre a contratação das empreiteiras, mas tem feito cobranças ao governo estadual para que a situação seja regularizada.

Bombeiros voltam às ruas em protesto no Centro Histórico de Petrópolis

Os bombeiros realizaram ontem mais uma manifestação no centro de Petrópolis. Um grupo que estava de folga saiu da Praça da Inconfidência, no início da noite de ontem, e caminhou até a Praça Dom Pedro. Eles distribuíam cópias do contracheque, que mostrava o valor de R$ 948,97 para o salário de um militar da ativa. O protesto é um movimento coordenado por militares da cidade que lutam pela liberdade de oito bombeiros do 15º Grupamento de Bombeiros Militar que estão presos no Rio.
Ao todo, são 439 os detidos no Rio de Janeiro desde sábado. A corporação reivindica ainda o aumento do soldo para R$ 2 mil. Hoje o salário chega a pouco mais de R$ 1 mil bruto, e R$ 950 líquidos para quem entra na corporação. Eles não recebem auxílio para transporte. Mesmo com o atual mecanismo de gratificação do governo estadual,  o salário dos militares chegará em 2014 a um valor inferior ao praticado em Sergipe, por exemplo, que é de R$ 3 mil. Bombeiros do Distrito Federal ganham R$ 4,6 mil ao ingressar, em São Paulo o valor é de R$ 2,17 mil e em Minas Gerais chega a R$ 2,01 mil. Em levantamento de um site não oficial criado por bombeiros do Rio de Janeiro, o estado fluminense é o último da lista no país.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Ventania derruba árvores, interrompe trânsito e deixa ruas do centro histórico sem energia


Uma ventania, que atingiu a cidade no final da tarde e no início da noite desta terça-feira (7), causou a queda de árvores em alguns trechos da Av. Barão do Rio Branco, nos dois sentidos da via. Algumas das árvores, derrubadas pelo vento, atingiram muros de casas, a rede elétrica e bloquearam uma das pistas da Av. Barão do Rio Branco (sentido distritos).
Equipes do corpo de bombeiros foram acionadas para a retirada das árvores. Durante o serviço, o sentido distritos, da Av. Barão do Rio Branco, funcionou em meia pista. Por volta de 21h30, o acesso a via foi bloqueado por policiais militares, que orientavam os motoristas a retornarem pela rua 13 de maio.
Alguns dos motoristas, que tinham ficado parados no engarrafamento, de mais de 2km, manobraram os carros e retornaram na contra mão. A rua Alfredo Pachá, que termina no acesso à Av. Barão do Rio Branco, também teve engarrafamento.
Ainda por causa da queda das árvores, a Av. Barão do Rio Branco ficou sem energia elétrica na maior parte dos dois sentidos da via. No Centro Histórico, as ruas Alfredo Pachá, 13 de maio, Tiradentes e a Av. Ipiranga também tiveram interrompido o abastecimento de energia.


Boletim Defesa Civil

A Defesa Civil registrou da manhã desta terça-feira (7) até hoje (8), 46 novas ocorrências devido aos fortes ventos. Os chamados são decorrentes de quedas de árvore e destelhamento de residências, além de vistorias preventivas nos bairros Quitandinha, Mosela, Quarteirão Brasileiro, Castelânea e Retiro.
A ventania arrancou parte de um telhado na Rua Alberto de Oliveira, no bairro Mosela. Já no bairro Castelânea, uma caixa d’água caiu em cima de uma rede elétrica deixando o local sem luz, na Rua Frederico Bull, 138. No Quarteirão Brasileiro, uma árvore caiu e atingiu parte de uma residência na Rua Atílio Marotti.
Já na Rua Dr. Eugênio Barcellos, 53, no bairro Valparaíso, parte do telhado foi arrancado pela ventania. No Retiro, uma árvore caiu e atingiu parte de uma residência na Rua das Acacias, ninguém ficou ferido. As ocorrências de queda de árvores da Avenida Barão do Rio Branco foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) os vento chegaram a 45km/h em Araras. Um levantamento está sendo realizado pelo órgão para verificar a velocidade dos ventos no 1° distrito.
A Defesa Civil do município funciona em regime de 24 horas com equipes para atender a todos os chamados da população. As ocorrências podem ser agendadas pelo telefone 199.

Fonte: Tribuna on Line

terça-feira, 7 de junho de 2011

Chineses apresentam o primeiro dos 34 trens comprados para o Rio

Changchum, China: Cerimônia de conclusão da montagem do primeiro trem da série das 30 composições compradas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.


O primeiro dos 34 novos trens comprados pelo Governo do Estado para o sistema ferroviário urbano do Rio de Janeiro está pronto, e foi apresentado nesta terça-feira (07/06), em cerimônia na cidade de Changchun, na China. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e o presidente da SuperVia, Carlos Jose Cunha, participaram do evento, e, junto com uma comitiva de engenheiros do governo, aprovaram o equipamento.

O primeiro trem, em fase de testes operacionais, será embarcado para o Rio já no próximo mês. Em seguida, o consórcio China National Machinery Import & Export Corporation (CMC/CNR), vencedor da licitação de 2009, inicia a entrega de lotes de 3 a 4 composições a cada mês. A expectativa do governo é que todos os trens já estejam em operação ate março de 2012.

- Esta é a maior compra de trens já realizada pelo Estado em 40 anos. O consórcio CMC é um dos maiores do mundo e exporta trens para vários países. Com a chegada das novas composições compradas pelo governo Cabral, e com o cronograma de melhorias que será desenvolvido pela concessionária, teremos, em pouco tempo, um padrão de sistema metroviário na SuperVia, com intervalos de até 3 minutos entre cada partida – afirma o secretário Julio Lopes.

Com capacidade para até 1.300 pessoas, os veículos contam com tecnologia de ponta e modernos circuitos de tração e frenagem. As composições são dotadas de interiores mais amplos e confortáveis, equipados com painéis de LED, circuito interno de TV, ar condicionado com temperatura de 23oC, som ambiente, telas de LCD, além de bagageiro, atendendo a uma solicitação especial dos passageiros. Como parte do acordo contratual, a empresa chinesa oferece garantia de assistência técnica de três anos, incluindo manutenção e troca de peças.

Ao custo total de US$187 milhões, a aquisição dos 34 trens, financiados pelo Banco Mundial, entrou para a história do Banco Mundial como a licitação pública mais rápida já realizada na América do Sul. Outro aspecto importante foi a grande economia, com custos menores dos equipamentos, em comparação aos encomendados por outros estados brasileiros por valores consideravelmente superiores.

Com uma área total de 1,6 milhão de m2 e mais de 10 mil funcionários, a fábrica chinesa se consolida como a maior e mais poderosa base de pesquisa e desenvolvimento, fabricação e exportação de trens ferroviários urbanos, e também de alta velocidade.

- Mais de 50% de nossa produção é exportada para outros países. Os valores acumulados desta demanda já somam mais de US$ 3 bilhões. É muito importante, para nós, participar de forma direta dos grandes eventos esportivos mundiais que acontecerão na cidade nos próximos anos. Estamos certos de que a escolha do governo pelo nosso consórcio se mostrará a melhor decisão para o desenvolvimento do sistema ferroviário do Rio - afirmou o presidente da CNR, Wang Xusheng.

Frota totalmente modernizada e refrigerada até 2016

O sistema ferroviário urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro é um dos mais extensos e bem distribuídos do Brasil. As 98 estações cobrem 12 municípios e atendem cerca de 540 mil pessoas diariamente. Ainda este ano, o governo deverá iniciar um novo processo de concorrência para a compra de mais 60 novos trens. Por determinação do governo, a SuperVia também fará encomenda de outras 30 novas composições, como parte dos compromissos previstos no documento de renovação contratual. Também é de responsabilidade da concessionária a modernização de 73 trens, com design interior, ar condicionado e novo sistema de tração.

Este efetivo, somado aos 20 novos trens coreanos e às 18 composições reformadas, todos já em operação, resultarão numa frota de mais de 230 veículos refrigerados, responsável por um alto padrão operacional, agregando às viagens da população mais agilidade, conforto e pontualidade.

Cabral participa da criação do comitê nacional organizador da Rio + 20

Conferência das Nações Unidas será realizada na capital fluminense
de 4 a 6 de junho de 2012

O governador Sérgio Cabral participa, nesta terça-feira (7), em Brasília, da cerimônia de criação da comissão nacional e do comitê nacional de organização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), que será realizada na capital fluminense de 4 a 6 de junho de 2012. O decreto, instituindo a comissão e o comitê será assinado pela presidenta Dilma Rousseff e inclui a criação de uma assessoria extraordinária, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, para a conferência.

Além de Dilma, de Cabral e da ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, participam da solenidade o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o subsecretário geral do Departamento Econômico e Social da ONU e coordenador do Rio + 20, o chinês Sha Zukang. O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o secretário do Ambiente, Carlos Minc, também participam do evento. Os temas centrais da conferência serão a economia verde e a erradicação da pobreza, no contexto do desenvolvimento sustentável.

BNDES já investiu quase R$ 400 milhões em empresas no pós-tragédia

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já realizou quase três mil operações de crédito para apoiar em caráter emergencial as empresas da Região Serrana atingidas pelas fortes inundações do início deste ano. Em cerca de três meses, o banco analisou, aprovou e contratou operações de financiamento no valor total de R$ 399,8 milhões, dos quais R$ 302,8 milhões já foram liberados.
O BNDES opera na modalidade indireta, ou seja, por meio da rede de agentes financeiros credenciados. Para agilizar o atendimento dos pleitos, os pedidos e liberações do programa têm prioridade sobre qualquer outra linha ou programa operados pelo banco, e todo o processamento das operações é realizado por via eletrônica. Além disso, o BNDES está realizando os desembolsos apenas um dia depois de receber o pedido do agente financeiro (o prazo usual é de três dias).
Outra medida adotada é a dispensa do registro dos instrumentos contratuais das operações, quando a beneficiária for micro ou pequena empresa. O programa já beneficiou 2.698 empresas, que realizaram 2.881 operações, 97% delas para micro e pequenas empresas. Do total de recursos, 79% foram destinados a micro e pequenas empresas.
Com o comprometimento total da dotação orçamentária inicial do programa, de R$ 400 milhões, as operações serão retomadas tão logo seja aprovado e regulamentado projeto de lei que cria programa similar de caráter nacional, em tramitação no Congresso Nacional.

Professores estaduais em estado de greve

Categoria boicota “Conexão Educação” e Saerj e faz paralisação de 24 horas hoje

Na assembleia do último dia 5 de maio, os professores estaduais decidiram pelo boicote ao programa Conexão Educação e à não aplicação do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj). Reunidos na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), os profissionais da educação decidiram também pelo estado de greve — com possibilidade de cruzar os braços por tempo indeterminado, o que será votado hoje, 7, quando a categoria faz nova paralisação de 24 horas. A possibilidade de greve será decidida em assembleia hoje no Rio de Janeiro, no salão nobre do Club Municipal (Rua Haddock Lobo 359, Tijuca) às 14h.
O conselho deliberativo da categoria se reúne a partir das 9h, no auditório do Sindicato dos Profissionais de Ensino (Sepe/RJ) para discutir o boicote ao Conexão Educação, através do não lançamento de notas, e o posicionamento contrário do Sepe em relação ao Saerj e produção de materiais com orientação de não aplicação desta avaliação. Também são propostas da categoria: o comando de mobilização na rede, com direção do Sepe/RJ, núcleos e regionais, acrescida dos profissionais que se dispuseram na assembleia; e indicativo que as escolas organizem reunião com os pais.
Mais informações pelo telefone 2523-7046 ou pelo e-mail sepefriburgo@ig.com.br.

Prefeitura mantém entrega de cestas básicas em Itaipava

 Por determinação do prefeito Paulo Mustrangi, os moradores das localidades atingidas pelas chuvas de janeiro deste ano em Itaipava continuam a receber auxilio da prefeitura. Quase seis meses após a tragédia, o governo municipal entregou 2,5 mil cestas básicas, kits de higiene pessoal e de limpeza e água potável durante os últimos três dias da semana deste mês. Os moradores do Vale do Cuiabá, Estrada do Gentio, Benfica, Laginha e Madame Machado foram beneficiados com a entrega dos donativos. 
“O atendimento as famílias afetadas em Itaipava é continuada. Durante todo esse tempo estivemos presentes na região. Agora vamos iniciar o processo de construção das habitações, recuperação de 20 pontes e diversas obras de contenção. Estamos trabalhando de maneira correta e transparente em prol da população”, disse Mustrangi.
Vale ressaltar que desde o início da chegada dos donativos, a Prefeitura de Petrópolis, por intermédio de servidores municipais e voluntários, montou um verdadeiro “batalhão” para catalogar, armazenar e separar os materiais doados e, desta forma, facilitar a confecção de cestas básicas e entrega de roupas, colchões e materiais de limpeza e higiene para os desalojados e desabrigados. Com o cadastramento feito pela Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), os materiais continuam sendo entregues às vítimas das chuvas (em abrigos ou casas de parentes e amigos).
Terrenos disponibilizados - Em Petrópolis serão construídas 1,5 mil unidades habitacionais. Oito terrenos estão sendo disponibilizados, sendo três no Vale do Cuiabá; dois na localidade de Benfica e um em Santa Mônica - todos bairros do distrito de Itaipava. Os outros dois espaços ficam localizados nos bairros Mosela e Independência. A construção dos imóveis será feita em sincronia com o governo do Estado, que disponibilizará oito mil unidades para as sete cidades da Região Serrana atingidas pelas chuvas. Será feito um chamamento público e o início das obras em Petrópolis será integrado com os demais municípios.

Fonte: Ascom PMP

Autor petropolitano lança novo livro: 'Bahia, uma viagem...'

O autor Virgínio Cordeiro de Mello está de volta com seu mais novo livro “Bahia, uma viagem...”, que está sendo lançado em parceria com a Gryphus Editora. A obra retrata locais onde o povo brasileiro nasceu, levando o leitor a uma viagem pelas estradas brasileiras até o litoral sul da Bahia, terra rica em história, onde foram forjados os primeiros alicerces da cultura do país. Ao lado de sua mulher, o escritor enfrentou estrada a bordo de uma intrépida Kombi, de 1980, uma motor home com banheiro, cama e geladeira, saindo de sua cidade natal, Petrópolis, em direção a Salvador. Além do sul da Bahia, o roteiro também incluiu cidades capixabas como Guarapari, Vitória, Vila Velha e Itaúnas. “Senti como alguns conhecem o ‘chamado da estrada’: a vontade de movimento, a busca do imprevisto e o desafio do inesperado”. Com tem 175 páginas e custando R$ 29,90, “Bahia, uma viagem...” encerra uma trilogia que começou com “Viagem ao Fim do Mundo: de Petrópolis à Terra do Fogo pela estrada” e foi seguido de “Petrópolis: Um passeio pelo Centro Histórico”.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

BR-040 opera com trechos em meia pista em Petrópolis e Areal. Descida da serra terá reversão de pista

A BR-040 opera em meia pista na descida da Serra de Petrópolis, em trecho do km 81, onde a Concer realiza um serviço de manutenção do pavimento. O motorista também encontra trechos parcialmente interditados nos kms 54 (Itaipava) e 35 (Areal), ambos no sentido Rio, para a execução de obras. Ainda em Areal, o km 43 opera em mão dupla para a construção de um retorno.
A Concer lembra que duas carretas de grande porte vão subir a Serra de Petrópolis pela pista de descida em nova operação especial que ocorrerá nesse trecho da BR-040 na madrugada dessa terça-feira. A reversão de pista fechará o tráfego aos demais usuários a partir de zero hora do dia 7 de junho entre os kms 80 (Petrópolis) e 104 (Duque de Caxias), devendo durar até duas horas. A partir do km 80 as carretas prosseguirão viagem pela mão normal da rodovia.
Não haverá interferência na pista de subida da serra durante a operação especial, que será coordenada pela Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Concer. A subida das carretas poderá ser adiada se houver mau tempo. Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento Concer (0800-2820040). Portadores de deficiência auditiva e de fala podem  ligar para 0800-2810041.

Rio pode abrigar moradores de áreas de risco em 75 mil novas habitações

Informação foi dada nesta segunda-feira pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente revela que há, no Estado do Rio de Janeiro, áreas propícias para a construção de cerca de 75 mil habitações com infraestrutura necessária para abrigar moradores realocados de áreas de risco como encostas e beira de rios.

A informação foi dada nesta segunda-feira (6/6) pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, na solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, na Zona Norte.

- O levantamento mostra que há 14 terrenos nas zonas Norte e Oeste, quatro em Itaboraí, um em Itaguaí e outros 20 na Região Serrana. Este trabalho também constatou que os terrenos estão situados em áreas com infraestrutura necessária para atender a população. A capacidade é para a construção de 75 mil habitações que podem abrigar aproximadamente 350 mil pessoas - estimou o secretário.

Na solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente da Fiocruz, Minc fez um balanço do Pacto pelo Saneamento, cuja meta é erradicar todos os lixões e dobrar a coleta e tratamento de esgoto em todo o estado, passando de 30% para 60% até 2014.

- Quando assumimos, em 2007, a situação era preocupante: 90% dos municípios fluminenses tinham lixões e apenas quatro destinavam seu lixo para aterros sanitários. Era uma situação dramática. Hoje, já temos 49 municípios descartando seu lixo em aterros sanitários - disse Minc.

Rio+20 e Semana do Meio Ambiente da Fiocruz

O secretário também falou da Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável que será realizada no Rio de Janeiro no ano que vem, de 28 de maio a 6 de junho. O tema central da Rio+20 será a Economia Verde.

- O grande desafio mundial não é crescer ou proteger. É como crescer, usando tecnologia limpa, reciclagem, baixo carbono, combate à miséria, reciclando água, incentivando o ecoturismo. E o grande recado que o Brasil levará para a Rio+20 será incluir, preservando - afirmou.

A Semana do Meio Ambiente da Fiocruz termina na sexta-feira (10/6). Amanhã, a partir das 9h, haverá mesa-redonda sobre Sustentabilidade. Na quarta-feira (8/6), o tema será Mudanças Climáticas; quinta-feira (9/6), Biodiversidade; e na sexta-feira (10/6), a Fiocruz encerra a semana com um debate sobre sustentabilidade ambiental na própria fundação.