Para combater esse tipo de situação, que é irregular de acordo com o Código Nacional de Trânsito, a prefeitura da cidade está fazendo um trabalho de conscientização. E quem desrespeitar a lei pode ir se preparando. A partir de 26 de junho, a infração vai pesar no bolso dos motoristas.
Basta percorrer as ruas para encontrar as infrações: carros estacionados em local proibido, debaixo das placas. Parados até na contra-mão da rua. E mesmo os veículos da concessionaŕia de energia elétrica estacionam onde não é permitido. Mas o pior é quando os motoristas invadem o espaço dos pedestres: param sobre as calçadas.Por causa das reclamações a prefeitura de Petrópolis começou a operação Calçada Livre. Os agentes de trânsito estão percorrendo os bairros. Pelo Código Nacional de Trânsito estacionar sobre a calçada é infração grave. A multa é de R$ 127.
Por enquanto ninguém está sendo multado. Quando o motorista está por perto os agentes de trânsito orientam para que ele retire o carro. Se o motorista não é encontrado os agentes aplicam a advertência. Este carro já tem duas advertências e continua com as quatro rodas sobre a calçada.
São proibidas até as paradinhas rápidas. São 30 dias de operação: em menos de uma semana foram feitas quase 200 advertências. Mas no fim do mês termina o prazo para que os motoristas se conscientizem. E quem estacionar na calçada vai ser multado.
O telefone para denunciar o estacionamento irregular em Petrópolis é o (24) 2246 9257.
Nenhum comentário:
Postar um comentário