sábado, 4 de junho de 2011

Estado e União investem R$ 678 milhões na recuperação da Região Serrana

Pacote de obras inclui a construção de 6.840 residências e 163 unidades
comerciais, além da recuperação de 69 pontes

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o governador Sérgio Cabral, acompanhados do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, anunciaram nesta sexta-feira (3/6) a liberação de R$ 678 milhões para o programa de recuperação da Região Serrana. O pacote de obras inclui a construção de 6.840 residências e 163 estabelecimentos comerciais, a reconstrução de 69 pontes e a contenção de 37 encostas. Os municípios de Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Bom Jardim e Areal serão beneficiados.

- É importante a consolidação de parcerias tão fortes como as dos governos federal e estadual. É gratificante ver que o Rio de Janeiro conseguiu superar uma grande catástrofe como a da serra fluminense. Depois de resgatar vidas, o Governo do Estado está agindo com as obras, mostrando que somos capazes de tomar medidas de reconstrução. Com o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC), também vamos ajudar com recursos para dragagem de rios e contenção de encostas - anunciou Dilma Rousseff.

Depois de concluir o levantamento sobre os danos que as chuvas causaram em janeiro nos sete municípios atingidos, o Governo do Estado planeja iniciar as obras já na próxima semana. As primeiras medidas serão a contenção de encostas em Friburgo (8), Petrópolis (18) e Teresópolis (11), e a recuperação de pontes nos municípios de Bom Jardim (12), Nova Friburgo (21), Areal (1), Petrópolis (11), São José (5), Sumidouro (8) e Teresópolis (11). Todas as obras serão concluídas em abril de 2012.

- É um dia histórico para todos nós. Ficamos satisfeitos com a agilidade do governo federal, com a solidariedade. Nosso calendário de obras é muito grande, mas agilizamos o desenvolvimento do programa da serra. Isso demonstra que é possível fazer, mas vamos melhorar ainda mais a vida das vítimas das chuvas. Temos muitas encostas para recuperar e precisamos fazer a dragagem de vários rios. Em relação às unidades habitacionais, vamos chegar a mais de sete mil - disse Pezão.

Das 6.840 unidades que serão construídas a partir de outubro e entregues até o fim de 2012, 5.840 imóveis fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida e 1.000, serão doadas pela iniciativa privada. Para construir as unidades, a Secretaria de Obras prevê uma série de melhorias para dotar os terrenos de toda a infraestrutura básica, como drenagem, abastecimento de água e esgoto, pavimentação e coleta de lixo. Os imóveis terão sala, dois quartos, cozinha, área de serviço e varanda.

Em Teresópolis, serão erguidas 1.818 unidades habitacionais e 46, comerciais. Em Petrópolis, os desabrigados e desalojados serão beneficiados com 388 residências e seis imóveis comerciais. Em Nova Friburgo, serão construídas 3.480 moradias e 68, comerciais. Na cidade de Sumidouro, 210 residências e oito imóveis comerciais serão erguidos. Areal receberá investimentos para construir 244 habitações e 12 comércios. Já no município de Bom Jardim, serão entregues 300 imóveis habitacionais e oito estabelecimentos comerciais. Em São José serão 400 residências e 15 unidades comerciais construídas.

Trabalho na Região Serrana começou logo após a tragédia

O trabalho na serra fluminense começou logo depois da tragédia, com o recolhimento de entulhos, a desobstrução das vias, o levantamento topográfico e a sondagem das áreas, além do auxílio às vítimas. Os desabrigados e desalojados da Região Serrana também estão recebendo os aluguéis sociais.

Estado entregará em julho mais 660 unidades habitacionais em Angra

Durante a apresentação do pacote de obras do programa de recuperação da Região Serrana a presidenta Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral anunciou a inauguração de 660 unidades habitacionais em Angra dos Reis em meados de julho, que se somam às 140 entregues em fevereiro, totalizando 800 imóveis. As obras na Região da Costa Verde são mais um exemplo da consolidação da parceria entre os governos federal e estadual, firmada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Imprensa do Estado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário