segunda-feira, 6 de junho de 2011

Rio pode abrigar moradores de áreas de risco em 75 mil novas habitações

Informação foi dada nesta segunda-feira pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente revela que há, no Estado do Rio de Janeiro, áreas propícias para a construção de cerca de 75 mil habitações com infraestrutura necessária para abrigar moradores realocados de áreas de risco como encostas e beira de rios.

A informação foi dada nesta segunda-feira (6/6) pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, na solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, na Zona Norte.

- O levantamento mostra que há 14 terrenos nas zonas Norte e Oeste, quatro em Itaboraí, um em Itaguaí e outros 20 na Região Serrana. Este trabalho também constatou que os terrenos estão situados em áreas com infraestrutura necessária para atender a população. A capacidade é para a construção de 75 mil habitações que podem abrigar aproximadamente 350 mil pessoas - estimou o secretário.

Na solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente da Fiocruz, Minc fez um balanço do Pacto pelo Saneamento, cuja meta é erradicar todos os lixões e dobrar a coleta e tratamento de esgoto em todo o estado, passando de 30% para 60% até 2014.

- Quando assumimos, em 2007, a situação era preocupante: 90% dos municípios fluminenses tinham lixões e apenas quatro destinavam seu lixo para aterros sanitários. Era uma situação dramática. Hoje, já temos 49 municípios descartando seu lixo em aterros sanitários - disse Minc.

Rio+20 e Semana do Meio Ambiente da Fiocruz

O secretário também falou da Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável que será realizada no Rio de Janeiro no ano que vem, de 28 de maio a 6 de junho. O tema central da Rio+20 será a Economia Verde.

- O grande desafio mundial não é crescer ou proteger. É como crescer, usando tecnologia limpa, reciclagem, baixo carbono, combate à miséria, reciclando água, incentivando o ecoturismo. E o grande recado que o Brasil levará para a Rio+20 será incluir, preservando - afirmou.

A Semana do Meio Ambiente da Fiocruz termina na sexta-feira (10/6). Amanhã, a partir das 9h, haverá mesa-redonda sobre Sustentabilidade. Na quarta-feira (8/6), o tema será Mudanças Climáticas; quinta-feira (9/6), Biodiversidade; e na sexta-feira (10/6), a Fiocruz encerra a semana com um debate sobre sustentabilidade ambiental na própria fundação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário