sábado, 4 de junho de 2011

Teatro Municipal: ingressos a R$1 com a Cia Jovem de Ballet do Rio

Criada por Dalal Achcar, companhia faz apresentação com ingresso popular

A Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, fundada pela bailarina e coreógrafa Dalal Achcar e dirigida pela professora Mariza Estrellavolta a se apresentar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, no dia 5 de junho, com ingressos a R$ 1,00.

A Cia Jovem – pioneira no país no incentivo a jovens talentos – vai apresentar programa composto por coreografias assinadas por Tíndaro Silvano, Éric Frédéric, Ivonice Satie e Janice Botelho.
 
Foto de Vânia Laranjeira

Formada por 24 bailarinos entre 14 e 23 anos, a Cia Jovem surgiu no
intuito de revelar novos talentos e fomentar a cultura, abrindo caminho para a profissionalização de jovens de todo o país. No repertório estão obras de estilo clássico e popular de renomados coreógrafos como Dalal Achcar, Luiz Arrieta, Renato Vieira, Ivonice Satie, Janice Botelho,Sérgio Lobato, Tíndaro Silviano, Enrique Martinez e Dennis Grav, entre outros. A Cia Jovem contou em seus primeiros anos com o patrocínio da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa e, mais tarde, da empresa El Paso, até a desativação da companhia, em 2005. Mesmo assim, o sucesso da iniciativa se refletiu na quase total absorção de seus integrantes no mercado de dança nacional e internacional, em companhias como o Ballet do Theatro Municipal do Rio deJaneiro, American Ballet Theater, Grupo Corpo, Balé da Cidade de São Paulo, São Paulo Companhia de Dança, entre outras nos EUA e Alemanha.


Serviço:
 Cia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro
 SUITE MASQUERADE (10’:26”)
Música: Aram Khatchaturian
Coreografia:  Tíndaro Silvano
Figurino:  Deborah Bastos
Originalmente o termo “masquerade” se refere aos espetáculos alegóricos levados nas cortes européias nos séculos passados que compreendiam recitações de versos galantes e figuras de dança que, posteriormente, deram origem ao que veio a ser chamado de “Ballet”.  Propositalmente, nesta versão coreográfica aqui apresentada, a mola inspiradora não foi o termo explicito em si, mas a música vigorosa, dividida em 5 movimentos, criada pelo compositor armênio Aram Khatchaturian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário